CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE TRÁFEGO DIGITAL

No universo do Marketing Digital, o termo tráfego refere-se à movimentação de utilizadores que navegam entre as páginas da web, isto é, ao fluxo de utilizadores na internet. 

Um website é o pilar das estratégias de Marketing Digital, pois são a presença virtual das empresas. Quantos maior o número de utilizadores atraídos para o seu website, melhores são os resultados. 

Contudo, nem todos os utilizadores vão parar ao seu website da mesma forma. Na verdade, existem 6 tipos de tráfego digital, todos igualmente importantes dado que podem ter um impacto positivo no desenvolvimento de um negócio:

Tráfego Orgânico

Trata-se de um tráfego natural, isto é, de um tráfego no qual os utilizadores chegam à sua página sem a necessidade de nenhum investimento monetário. 

Este tipo de tráfego pode chegar à sua página em motores de busca, como o Google, através de um link de um outro website ou até mesmo através de uma aplicação. 

As melhores formas de gerar tráfego orgânico passam por estratégias de Marketing de Conteúdo, criando artigos otimizados com estratégias de SEO fazendo com que as suas páginas sejam as primeiras a aparecer nos motores de busca. 

Gerar este tipo de tráfego requer conhecimento e tempo, uma vez que os resultados não são imediatos. 

Pode saber mais sobre o SEO e as vantagens de investir numa estratégia aqui

Tráfego Pago

Trata-se de um tráfego rápido e garantido, estando sempre dependente do investimento realizado. 

Em motores de busca como o Google, os resultados pagos surgem primeiro que os resultados orgânicos, identificados com o termo “anúncio”. Outras estratégias para gerar tráfego pago consistem em links patrocinados, campanhas de anúncios nas redes sociais ou a utilização da rede de display do Google.

Este tipo de tráfego pode ser parametrizado por dados geográficos, demográficos ou comportamentais, de modo a alcançar o público alvo com maior facilidade. 

Tráfego de Referência

O tráfego de referência surge em formato de links, quando uma página é referenciada por outra e o utilizador pode ser levado até à mesma. O conceito de confiabilidade também é utilizado no mundo do Marketing Digital por conseguinte, este tipo de tráfego informa o algoritmo do Google que o seu site é útil e confiável. 

Tráfego Direto

Os motores de busca nem sempre existiram. O conceito de tráfego direto refere-se ao tráfego gerado quando os utilizadores pesquisam diretamente pelo URL do site. Trata-se de um tráfego sem intermediários por conseguinte surge normalmente por utilizadores que já conhecem a página ou por indicações diretas de visita à mesma.

Tráfego Social

O tráfego social trata-se do tráfego proveniente das redes sociais, ou seja, quando há uma partilha de um link numa destas plataformas. Atualmente os navegadores passam muito do seu tempo online nestas plataformas, razão pela qual é importante criar uma boa presença da sua empresa nas mesmas. Ao conquistar um público nas redes sociais, com um bom engagement nos seus posts, consegue não só gerar tráfego nos seus próprios canais – o chamado tráfego social – como também permite chegar a mais pessoas através da possibilidade de partilha. 

Tráfego de e-mail marketing

Refere-se ao tráfego que surge por meio de mensagens ou e-mails que chegam às caixas de entrada dos utilizadores. É um tráfego muito mais pessoal e trata-se de uma das melhores formas de obter cliques – os utilizadores que recebem uma newsletter no e-mail tomaram a iniciativa e são os próprios a pedir a informação. É o tráfego indicado para investir numa página de um blog, por exemplo. 

Nenhum tipo de tráfego é melhor que o outro e todos eles conseguem direcionar para o seu site possíveis clientes. É importante ter um pouco de tudo, de modo a tentar chegar ao máximo de pessoas possível. O tipo de tráfego que chega ao seu site deve ser avaliado e as suas estratégias de Marketing Digital devem ser adaptadas consoante os resultados e os seus objetivos. 

A MyWebsite é um Google Partner. Podemos ajudá-lo com uma estratégia de Marketing Digital que alcance toda a Google Display! Contacte-nos!

Ainda tem dúvidas sobre o que é o Marketing Digital e o porquê de investir? Veja o nosso artigo sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Novo projeto?

Quer desenvolver um novo projeto online?

Fale-nos um pouco do que pretende realizar e nós ajudaremos a concretizar o seu desafio.

Ajudamos empresas a impulsionar o seu crescimento no mundo digital.

Newsletter

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Gostaria de receber a newsletter

Contactos

Telemóvel
(+351) 962 673 870*
(+351) 930 584 043*

*chamada para rede móvel digital

E-mail
comercial@mywebsite.pt

Ajudamos empresas digitais a impulsionar seu próprio crescimento no mundo digital.

Contactos

Telemóvel
(+351) 962 673 870* 
(+351) 930 584 043*

E-mail
comercial@mywebsite.pt

*chamada para rede móvel digital