Tal como o seu antecessor, o Google analytics 4 mede a relação entre o seu website e os seus cliente.
Através de relatórios diversos, disponibiliza-lhe uma vasta gama de informações estatísticas que o ajudam a compreender a dinâmica de aquisição de cliente assim como da navegação no website.
O novo Google analytics 4
O Google Analytics 4 é um novo tipo de propriedade, com relatórios diferentes daqueles que você normalmente vê nas propriedades do Universal Analytics.
Se você já utiliza o Universal Analytics, pode passar diretamente para o Google Analytics 4, utilizando a ferramenta de criação automática da propriedade que lhe é disponibilizada pelo Universal Analytics. Pode ainda continuar a utilizar as duas propriedades em simultâneo.
O Porquê do Google Analytics 4
O Google Analytics 4 foi desenvolvido com o principal objetivo de de criar ferramentas para ajudar a melhorar o volume de vendas assim como aumentar o numero de instalações de APP’s. Esta ferramenta pretende ainda permitir-lhe gerar mais leads de contatos de clientes.
Criar uma propriedade GA4
Conforme anteriormente referido, o processo de criação de uma propriedade do Google Analytics 4, é um processo simples. Contudo, caso pretenda avançar na programação do mesma, a complexidade aumenta significativamente. Por exemplo, caso pretenda obter dados do comercio eletrónico, o processo é complexo e necessitará de conhecimentos adicionais.
Todo o processo passa pela criação de Tags, que podem ser criadas através de uma outra ferramenta do Google, chamada o Tag Manager.
O processo não é no entanto linear e consumiu-me muito tempo de investigação. A informação fornecida pelo Google, nem sempre é clara e as traduções para o Português tornam-se de difícil leitura. É muitas vezes necessário procurar-se a informação em múltiplas fontes e filtrar o que de facto é útil no seu caso. Se pretender conhecer um pouco mais sobre este tema, deixo-vos aqui um link para um vídeo que vos ajudará a entender melhor a dinâmica de programação do GA4 através do Tag Manager e assim obterem relatórios mais relevantes sobre o vosso e-commerce. Ver Vídeo
Vale a pena mudar do Universal Analytics para O Google Analytics 4?
É uma pergunta que me fiz a mim mesmo durante algum tempo.
Recentemente fui confrontado, tal como todos os utilizadores do Google Analytics, com a seguinte mensagem “O Universal Analytics vai deixar de processar novos dados nas propriedades padrão a partir de 1 julho de 2023. Prepare-se agora ao configurar e mudar para uma propriedade do Google Analytics 4.”
A resposta só pode ser sim. Deverá mudar para o Google Analytics 4. Deverá no entanto manter as duas propriedades do Google UA e GA4 a funcionar em simultâneo. Não há qualquer problema nisso. Possui assim ainda muito tempo de adaptação para que possa também aprender os “truques” desta nova ferramenta.
Depois disso, é desfrutar dos dados obtidos, que são sem dúvida mais ricos e desta forma lhe irão possibilitar tomar decisões mais esclarecidas e assim resultados melhorados.
Caso necessite apoio no desenvolvimento do seu Google analytics 4, poderá contar também com a Mywebsite. Envie-nos a sua dúvida.